Segurança do Trabalho

O que é Segurança do Trabalho?

A Segurança do trabalho promove a proteção dos trabalhadores no ambiente de trabalho. Reduz acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Equipamentos de proteção e coletiva, CIPA, CAT e entre outros documentos que auxiliam as empresas na comunicação e analise de ambiente de trabalho.

Quais documentos fazem parte?

NOME TÉCNICOVALIDADEOBRIGATORIEDADE LEGALOBJETIVO
PPRA12 MESES NR 9 – 9.1.1 Reconhecer e monitorar os principais agentes de riscos.
*
PCMAT Indefinida NR 18 Reconhecer e monitorar as condições ambientais do Local de trabalho.
*
LTCATIndefinida Art. 58, da Lei 8213/1991 Oferecer parecer conclusivo quanto a averiguação de condições insalubre em um ambiente de trabalho de forma global.
*
CIPA12 MESES NR 05 Tem como objetivo a prevenção de doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.

O que é CAT?

A CAT é documento que comunica a Previdência Social acidentes de trabalho, doença ocupacional ou óbito do trabalhador em decorrência do acidente de trabalho. Existem prazos que devem ser seguidos. Para saber mais, acesse https://www.inss.gov.br/servicos-do-inss/comunicacao-de-acidente-de-trabalho-cat/

O que é PPP?

É um documento previdenciário histórico que contém informações relacionadas a atividade do trabalhador em seu ambiente de trabalho.